UNHA ENCRAVADA – QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS?
UNHA ENCRAVADA – Muita gente pensa que ter unha encravada é normal e tenta por si só resolver o problema e só depois que percebe que a coisa piorou procura uma manicure e que no correto seria procurar um profissional especializado como o podólogo para ajudar a solucionar o problema.
As causas para as unhas encravadas podem ser por utilização de sapatos apertados ou por cortes inadequados na unha tornando o toque ao dedo sensível, além de tornar o local vermelho, inchado e muitas vezes com pus. Geralmente a unha encravada ocorre nos dedos dos pés e principalmente no dedão.
Para cuidar de uma unha encravada em casa é preciso muito cuidado, veja as dicas abaixo:
– Deixar o pé de molho por 20 minutos duas vezes ao dia com água morna e um pouco de sabão bactericida e utilizar uma pomada antibiótica (essa pomada pode ser aplicada até seis vezes ao dia no local). Utilize sapatos ou sandálias confortáveis ou fique descalço o máximo de tempo possível, assim se evita a pressão sobre a unha.
Muita gente não sabe, mas, unha encravada pode causar febre, estrias avermelhadas que se estendem além do dedo, puseram ou secreção amarelada. Caso isso ocorra o mais correto é procurar ajuda médica.
Para evitar unhas encravadas, deixe à unha reta cortando a extremidade delas, não a corte em excesso e nem retire a cutícula e principalmente utilize sapatos abertos ou aqueles que deixem seus dedos corretamente posicionados.
Quem preferir pode procurar a ajuda de um podólogo, pois, hoje em dia existem técnicas para a correção da unha encravada como a ortoníxias, que são pequenos aparelhos metálicos permitindo assim a correção do arco da unha de forma gradual.