COMO ESCOLHER A CORTINA IDEAL PARA SUA SALA
As cortinas vêm mudando de cara de muito tempo para cá, a medida que os ambientes das casas e apartamentos ficam mais modernos e menores também. Antigamente os ambientes eram muito escuros, como podemos atestar em filmes e qualquer fotografia de família da época, e as casas costumavam ser mais fechadas que hoje, principalmente porque no início do século passado o nosso planeta era bem mais frio.
Mas hoje as casas pedem luz e ar fresco, e a maioria das pessoas não tem interesse algum em selar o seu ambiente à luz e ao calor. Por isso as cortinas que faze sucesso em tempos modernos são as que permitem a entrada de luz na sua casa, ao mesmo tempo que preserva a sua privacidade quando a janela está aberta para o ar entrar. A melhor opção então é comprar uma cortina que se adapte ao seu ambiente e que possa ser versátil, deixando a luz entrar e selando a visão de fora na parte da noite. Isso será a base para a escolha de cor, tecido e textura da sua cortina.
Opções mais cotadas
O ideal para a mudança de ambiente e luminosidade necessária é sobrepor tecidos leves como cetim ou voal aos tecidos mais pesados e grossos, dando uma flexibilidade de mudança de ambiente à sua cortina e possibilitando uma maior durabilidade do tecido. Para as cortinas únicas e de modo geral, são mais utilizados hoje tecidos flexíveis como organdi, chiffon e gaze de linho. Na escolha das cores prefira as cores mais claras quase sempre, a não ser que a sua sala seja bem grande e já possua uma decoração pesada e sofisticada. Lembre-se que a cortina deve somar ao ambiente mas, antes de tudo, deve harmonizar com eles e fazer parte do todo de forma coerente. As cores mais usadas pela versatilidade são as bege, creme e as tonalidades offwhite, que não sujam tão fácil e permitem bom controle da luminosidade do ambiente de forma geral.