DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EM UM EMPREENDIMENTO

Publicado em: Negócios
data 01.03.2019

O desenvolvimento de pessoas em um empreendimento é uma estratégia de negócio muito usada nas empresas. Um planejamento que leva em consideração a gestão de pessoas consegue manter um negócio com funcionários motivados e capacitados a executar as suas funções. A partir disso, as vantagens para uma empresa são muitas, entre elas, a maior produtividade e menor rotatividade, item que pode promover uma grande economia para a empresa.

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EM UM EMPREENDIMENTO

Isso não ocorre só porque se gasta menos com contratações e com demissões, mas também com treinamentos de novos funcionários. Para ter um desenvolvimento de pessoas em um empreendimento, portanto, é preciso que a empresa conte com os serviços de uma equipe capacitada de recursos humanos. Tal departamento deve promover práticas e políticas que alinhem os objetivos dos colaboradores às metas da empresa. Essa combinação é um dos pontos-chave para melhorar a posição da empresa junto ao mercado concorrente.

Mais sobre desenvolvimento de pessoas em um empreendimento

Uma das principais medidas da gestão de pessoas em um negócio é valorizar e investir no capital intelectual, pois mesmo que o potencial tecnológico e econômico seja alto, de nada vai adiantar se ele for subaproveitado pela mão-de-obra da organização.

Outro fator crucial para o bom desenvolvimento de pessoas em um empreendimento é conhecer as habilidades dos seus colaboradores. Isso começa na contratação dos funcionários, pois devem ser selecionados profissionais que se encaixem no perfil desejado. Mesmo assim, a empresa deve investir, de forma periódica, em treinamentos, ainda mais em alguns ramos do mercado que devem seguir as novas tendências e tecnologias.

Além de treinar os funcionários para estarem permanentemente capacitados para executar as suas funções, a equipe de recursos humanos e mesmo os gestores devem estar em constante aperfeiçoamento. Além disso, vale lembrar que líderes bem preparados atuam como multiplicadores, assim, conseguem repassar aos seus subordinados o conhecimento que adquiriram, promovendo a motivação da sua equipe.

Também se prioriza o trabalho em equipe nas organizações e, para que isso ocorra, é importante mostrar a importância de trabalhar em conjunto. Nesse sentido, as estratégias de remuneração, geralmente usadas para motivar os funcionários, devem promover o desempenho da equipe como um todo. Uma forma de fazer isso é conceder benefícios e comissões para a equipe, não de forma individual.

Quanto aos receios que uma empresa pode ter em investir em treinamento, vale dizer que nem sempre este envolve altos custos. Muitas vezes, esse treinamento pode ser mais básico conforme as necessidades de uma equipe, inclusive quando se trata de novos funcionários. O treinamento pode ser simples em termos de estrutura, mas precisa ser bastante completo no seu conteúdo. Para tanto, o empresário deve avaliar quais os pontos falhos e o que pode melhorar no modo como os empregados executam as suas atividades.

Leia o post anterior:
O QUE FAZER AO SER PARADO PELA POLICIA
O QUE FAZER AO SER PARADO PELA POLÍCIA?

O QUE FAZER AO SER PARADO PELA POLÍCIA? - Quando saímos pelas ruas ou estamos de viagem, estamos sempre sujeitos...

Fechar