O QUE É DOENÇA CELÍACA
A doença celíaca, ou enteropatia glúten-sensível, é uma enfermidade que é caracterizada pela sua cronicidade e acarreta vários prejuízos a nossa saúde a ao nosso organismo, especialmente no intestino delgado. No entanto, vale lembrar que a doença celíaca conta com diversos tratamentos de cura que são eficientes.
Saiba que a doença celíaca impede que o seu portador consuma diversos alimentos que possuam uma proteína denominada glúten. A alimentação com glúten nos indivíduos que sofrem da doença ocasiona diversas danificações nas parede do intestino. Mas, com uma alimentação restrita, além do tratamento correto, com a ajuda de um nutricionista, o portador da enfermidade consegue levar uma vida normal e sem maiores problemas ou tipos de limitações.
A doença celíaca é uma mudança do sistema autoimune, o que quer dizer que o próprio organismo se prejudica. Saiba que os sintomas da enfermidade podem surgir logo após a pessoa portadora da doença ingerir o glúten na refeição. Vale citar que alguns dos sintomas são diarreia, alterações gastrintestinais, perda de peso, mudanças do humor, entre vários outros.
A enfermidade ainda pode fazer com que a pessoa apresente alguns distúrbios pela falta de ferro, doenças nos ossos como a osteoporose, atraso de crescimento, problemas dermatológicos, entre outras. Mas, em certos casos pode não aparecer complicações ou sintomas na pessoa que sofre da doença celíaca.
Vale ressaltar que as pessoas com maior risco de adquirir esta enfermidade são as portadoras de doenças metabólicas, doenças autoimune da tiroide, doenças genéticas, ou com casos em sua família. Saiba que o tratamento da doença celíaca é baseado em se evitar alguns tipos de comida. Com isso, saiba que é possível levar uma vida normal e sem maiores complicações em seu dia a dia e em seu cotidiano agitado, como você deseja e precisa para encarar os desafios da vida.