REFRIGERANTE ZERO CALORIAS RESOLVE?
REFRIGERANTE ZERO CALORIAS RESOLVE? – Para quem gosta de refrigerante e por algum motivo precisa eliminá-lo das suas refeições, com certeza sentirá uma falta muito grande e um desejo enorme de tomar pelo menos um copinho de vez em quando. Com isso, passam a despejar as suas vontades nos refrigerantes de zero calorias com a ideia de que tomando esse tipo de bebida, aqueles malefícios já conhecidos de todo refrigerante estão eliminados. Será?
Saciedade
De acordo com algumas pesquisas feitas sobre esse desejo e essa troca entre a bebida normal e a sem caloria, não passa de psicológica e muitas vezes pode até fazer com que você acabe comendo mais. De fato, se você observar todas as suas taxas por um determinado tempo em que toma refrigerantes convencionais e refrigerantes sem calorias, elas permanecerão as mesmas ou aumentarão. Isso nos leva a crer que não existe resultado satisfatório para quem toma refrigerante light.
Então qual a diferença?
A diferença está na ingestão de calorias. Tomando refrigerantes zero, você não está ingerindo calorias como acontece quando toma os convencionais. O mesmo é válido para qualquer outro alimento que faz parte da linha “zero”, você pode consumi-los tranquilamente se a sua preocupação é apenas a ingestão de calorias.
Adoçantes artificiais
Apesar de não ter açúcar em sua composição, esses refrigerantes são adocicados com adoçantes artificiais e você deve tomar bastante cuidado com isso. Ele tipo de substância deve ser ingerida com moderação, pois causa retenção de liquido em seu corpo e também aumenta a pressão sanguínea, podendo trazer uma série de problemas de saúde para você.
Aqui no Brasil, a maioria dos refrigerantes utilizam um composto chamado de Sacarina Sódica e Ciclamato de Sódio. Esses dois são proibidos em diversos países devido os riscos que leva à saúde da população. O ciclamato de sódio é proibido na França, nos Estados Unidos, no Japão e na Inglaterra. Já a sacarina sódica é proibida na França e no Canadá.
Menos caloria, mais massa corpórea
Existe um grande consumo de refrigerantes zero caloria nos Estados Unidos e devido a isso, foram feitas algumas pesquisas acerca dessa bebida. Em diversas delas, pode-se comprovar o efeito inverso de quem bebe refrigerante zero. Geralmente a massa corpórea aumenta e aparentemente a pessoa ganha mais peso.
Ainda não se tem um estudo certo acerca desse efeito contrário, mas sabe-se que o aumento da ingestão dos adoçantes artificiais contidos nos refrigerantes zero faz com que as pessoas sintam vontade de ingerir outros tipos de alimentos calóricos e acabam por fazê-lo. Outras pesquisas atestam que isso é um resultado bem real levando em conta que uma pessoa ao beber um refrigerante zero passa psicologicamente a pensar que está sendo mais saudável e desliza em algum momento comendo outro alimento calórico.
Com isso atente-se apenas para o consumo exagerado desse tipo de refrigerante para não gerar problemas futuros ao seu organismo. Muitos médicos indicam o consumo controlado dos refrigerantes convencionais ou a retirada completa dele de uma dieta alimentar.