SINTOMAS DE BURSITE NO QUADRIL
SINTOMAS DE BURSITE NO QUADRIL – Problemas variados podem atingir o corpo e organismo de um indivíduo, fazendo com que o mesmo deva atentar-se a algumas dores e incômodos que podem ser identificados para que o diagnóstico e o tratamento possam ocorrer da forma mais rápida possível.
A bursite é uma das doenças comuns, afetando muitos indivíduos que apresentam dores, sendo identificada por uma série de sintomas que indicam a necessidade de tratamento.
O que é bursite no quadril?
A bursite é uma doença causada pela inflamação de uma bursa, sendo que esta, por sua vez, é indicada como um saco gelatinoso que, dentro deste, apresenta alguns fluídos.
As bursas estão localizadas em várias partes do corpo, espalhadas por diferentes locais, principalmente pelo ombro, cotovelo, quadril, calcanhar e joelho, assim a bursite torna-se mais comum ao afetar o quadril.
A importância das bursas dá-se pela minimização de impactos e divisão entre os ossos e tecidos moles, permitindo recobri-los, além de reduzir a fricção com o deslizamento dos tendões dos músculos.
A bursite no quadril é causada quando o trocânter, região óssea lateral do quadril, irrita-se, principalmente quando apoiamos a estrutura ao dormirmos lateralmente, fazendo com que a bursite do quadril, ou bursite trocantérica, ocorra com a inflamação.
Ainda há outra bursa que está do lado de dentro do quadril, bem próxima a virilha, que também pode inflamar de acordo com algumas condições, porém diferindo-se da bursite no quadril pela dor concentrada próximo a virilha.
Sintomas da bursite no quadril
A bursite no quadril deve ser identificada para que possa ser tratada rapidamente pelos pacientes que apresentam as dores e inflamação.
O principal sintoma apresentado é a dor na lateral do quadril, sendo que esta, de acordo com o tempo, pode atingir a parte posterior e inferior da coxa, espalhando-se.
O nível da dor, no início da doença, é descrita como aguda e intensa, com o paciente somente sentindo uma leve queimação, porém de acordo com a evolução da bursite os riscos aumentam, assim como a dor, tornando-se mais forte e mais difícil de localizá-la em um ponto específico.
Os sintomas podem piorar ao subir escadas, levantar após muito tempo sentado ou ao realizar caminhadas longas.