TRANSPORTE GRATUITO PARA GESTANTES, COMO FUNCIONA?

Publicado em: Geral
data 22.01.2014

Em alguns estados foram implantados os programas de gratuidade nos transportes públicos para as gestantes, permitindo que estas consultas e exames não sejam perdidos por falta de dinheiro para se locomover. Nestes programas, são oferecidos as gestantes um vale transporte com a gratuidade, porém, é necessário que esta gestante esteja inserida em um programa de apoio a gestação nas unidades de saúde de origem pública.

TRANSPORTE GRATUITO PARA GESTANTES, COMO FUNCIONA?

Este vale transporte possui uma validade, que normalmente é de acordo com o programa de apoio a gestação, e dependendo da localidade, pode expirar somente quando a criança completar um ano, ou quando a criança completar dois anos de idade, e dentro deste período, a mãe terá o direito de obter a gratuidade no transporte público, para ir a consultas de pré-natal ou levar seu filho para as consultas médicas e exames laboratoriais.

Para se inserir nos programas de apoio a gestante, a mesma deverá se informar nas unidades de saúde da própria localidade, se a unidade atua com algum programa de gestação que oferece gratuidade no transporte, devendo realizar um exame de comprovação da gestação para poder desfrutar do programa e da gratuidade, pois somente com a confirmação da gestação é que a mãe poderá se cadastrar no programa. Em algumas localidades o procedimento de cadastro poderá ser diferentes, bastando que a informação seja adquirida através de um agente de saúde do local onde irá se consultar durante todo o período da gestação.

O Programa

Para a gestante se manter no programa de apoio a gestação, a mesma deve ter a frequência nas consultas e a avalição constante de seus exames, garantindo a seriedade do programa e da importância com a gestação, e o mesmo deve ocorrer, durante o período que a criança merece cuidados, ou seja, até completar pelo menos um ano de idade.

Alguns dos locais que oferecem o benefício da gratuidade para a gestante, são: São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte até o momento, mas a pretensão é estender esta gratuidade e os programas de apoio para os demais estados, permitindo que outras mães que se encontram em situação de baixa renda ou pobreza, possam obter melhores condições para o cuidado consigo e com seus bebês. Ao se cadastrar no programa de apoio, informe-se sobre quaisquer dúvidas em relação a emissão do vale transporte e principalmente em relação aos deveres que mantém a gratuidade sem haver cancelamentos.

Leia o post anterior:
PARA QUE E USADA A TAXA DE EMBARQUE
PARA QUE É USADA A TAXA DE EMBARQUE – VALOR

PARA QUE É USADA A TAXA DE EMBARQUE - Fique sabendo como são utilizados os valores pagos para as taxas...

Fechar