VÍCIO EM CAFÉ, SINTOMAS, A CAFEÍNA CRIA DEPENDÊNCIA?
VÍCIO EM CAFÉ – Nos dias atuais é muito comum encontrarmos pessoas com diferentes tipos de vícios, sendo que estes podem ser aplicados tanto a drogas, quanto bebidas ou comidas, devendo atentar-se quando é indicado procurar por auxílio para o tratamento ou perceber que o prazer foi levado para um patamar mais preocupante.
O café é uma das bebidas consumidas diariamente por vários brasileiros e até mesmo em diferentes outros países do mundo, popularizando-se e tornando-se uma das principais ingeridas no café da manhã, porém muitos costumam tomar café em diferentes outros momentos do dia.
Sintomas do vício em Café
Devido a popularização do café e até mesmo aos benefícios que são relacionados a bebida, vários brasileiros supõem que não há qualquer risco em ingerir em diferentes momentos do dia, porém há alguns indicativos que podem fazer o prazer e a vontade de tomar café tornarem-se um vício.
O hábito, para que seja saudável, deve ser tomar café uma vez ao dia, sendo que ao ultrapassar esta quantidade e ingerir a bebida em excesso é possível que este seja um sintoma que o comportamento e dia a dia está tornando-se um vício.
É possível tomar mais de uma vez ao dia, porém em poucas quantidades, sabendo equilibrar o quanto deve-se ingerir da bebida para não entrar em patamares preocupantes à saúde.
A quantidade correta para ingerir café diariamente é adotar o limite de quatro xícaras por dia, sendo que este é o nível ideal que ainda torna-se benéfico para o organismo de um indivíduo, sem acusar problemas com cafeína e vício na bebida.
Algumas pessoas costumam consumir mais que o dobro do ideal, assim estas deverão atentar-se nos níveis excessivos e tentar equilibrar a quantidade de bebida que é ingerida diariamente, pois o vício pode tornar-se uma dificuldade para obter qualidade de vida.
O café cria dependência?
Por ter cafeína, muitos acusam que o café pode criar a dependência e por isso a ingestão torna-se um vício, porém não há nada que possa comprovar este fato, assim todos devem atentar-se aos níveis ingeridos para não acarretar problemas posteriores enquanto não há dados comprovados.
As consequências da cafeína também não são conhecidas, porém evitando correr quaisquer riscos.