COMO ENSINAR UM GATO PASSEAR DE COLEIRA

Publicado em: Dicas
data 25.09.2013

COMO ENSINAR UM GATO PASSEAR DE COLEIRA – Quem tem gato sabe que esse tipo de animal tem uma personalidade muito forte e não aceita determinados costumes. Andar de coleira é um deles, tanto que raramente você encontra algum gato na rua amarrado em uma, o que não se aplica para cachorros. Os bichanos já gostam de fazer os seus passeios sempre sozinhos e voltam para casa quando estão cansados, com fome e com sede. Ainda assim, existem técnicas que ajudam você a acostumar o seu gato a sair por aí com uma coleira e vamos ensinar mais abaixo.

COMO ENSINAR UM GATO PASSEAR DE COLEIRA

Como ensinar seu gato a passear de coleira – Passo a Passo

Por ser um animal que você não está acostumado a manter preso, faça cada passo cuidadosamente e caso não dê certo, repita até conseguir.

Passo 1: Compre uma coleira para gatos. Sim, existe uma diferença entre coleiras de cachorros e coleiras de gato apesar de muitas pessoas não se atentarem à isso. Coleiras de gato possuem um “arreio peitoral“.

Passo 2: Procure passear com seu gato de coleira sempre antes de alimentá-lo, pois é quando ele estará com mais disposição.

Passo 3: Antes de prender o seu gato com a coleira, deixe que ele cheire e brinque com ela. Isso vai facilitar na hora de você prendê-lo. Você pode deixar a coleira por algumas horas com seu bichano, mas cuidado para ele não danificar a peça.

Passo 4: Coloque a coleira e prenda a guia que vem no arreio. Seu gato pode reagir de duas formas: ou ele vai se debater e recusar a coleira ou vai ficar quieto como se estivesse deitado no chão. Se acontecer a primeira reação, em momento algum tire a coleira e solte o seu gato. Deixe que ele se acostume um pouco com a peça. No caso da segunda reação espere até que ele levante.

Passo 5: Dê um pouco de comida para seu gato, mas somente o suficiente para animá-lo e que ele tenha vontade de sair para fazer suas necessidades.

Passo 6: Deixe ele livre por um ambiente ainda com o arreio para que ele se acostume a andar com a coleira.

Passo 7: escolha um percurso pequeno e próximo à sua casa para andar com o seu gato. Só faça isso depois que você perceber que ele não está mais estranhando a coleira. Se o seu gato sempre viveu dentro de casa, treine primeiro andando pelo seu ambiente com ele e depois vá ganhando espaços maiores até chegar á sua calçada.

Passo 8: Assim que chegar em casa, dê um petisco como premiação pelo passeio.

Quanto tempo de passeio é o ideal?

Você pode deixar o seu gato passeando de coleira por 5 minutos aproximadamente por dia. Evite deixar mais tempo do que isso para não acostumá-lo com o ambiente externo, principalmente se você quer continuar mantendo-o dentro de casa. Depois que ele estiver totalmente acostumado é que você pode aumentar o tempo, mas faça isso gradativamente.

Leia o post anterior:
Jon Jones vs Vitor Belfort no UFC 152
Jon Jones vence Vitor Belfort no UFC 152

Jon Jones vence Vitor Belfort no UFC 152 Infelizmente não foi desta vez que alguém conseguiu tirar o cinturão dos...

Fechar